Agência de Notícias
Reunida na manhã desta quinta-feira (26), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa aprovou três requerimentos de audiência pública. A reunião foi conduzida pelo vice-presidente do colegiado, deputado Ernani Polo (PP).

Os temas das audiências aprovadas são: debate sobre a proibição da pesca do bagre no Litoral Norte, por solicitação do deputado Zé Nunes (PT); discussão das ações governamentais conjuntas, visando a valorização da produção de grãos perante a alta de insumos e os prejuízos causados por severos eventos climáticos na região da Fronteira, proposta pela deputada Zilá Breitenbach (PSDB) e o exame da situação do abastecimento e preço dos fertilizantes na agricultura gaúcha, apresentado pelo presidente do colegiado, deputado Adolfo Brito (PP).

Assuntos Gerais
No período de Assuntos Gerais da reunião, o deputado Zé Nunes discorreu sobre os problemas enfrentados pela agricultura gaúcha, impactada por três estiagens em sequência, pela alta do preço dos insumos e a ausência de diretrizes do Plano Safra 2022/2023, em relação a recursos para financiamentos da atividade. O deputado Ernani Polo também falou sobre o problema. Ele disse que considera o momento complexo e desafiador, especialmente devido ao aumento exponencial do custo de produção dos produtos agrícolas.

Já o deputado Dr. Thiago Duarte (União) registrou a aprovação, pelo Plenário da Assembleia, do nome do ex deputado Caetano Perucchim para a distinção de Deputado Emérito. Ele lembrou que o homenageado foi presidente da Comissão de Agricultura.

Presenças
Participaram da reunião a deputada Zilá Breitenbach (PSDB) e os deputados Ernani Polo (PP), Dr. Thiago Duarte (União), Zé Nunes (PT), Juvir Costella (MDB), Capitão Macedo (PL), Luiz Marenco (PDT), Vilmar Zanchin (MDB) e Paparico Bacchi (PL).