Republicanos
A audiência ocorre no dia 02 de Junho às 18:30 na Câmara de Vereadores

A comissão especial de saúde que trata da regulação de leitos e serviços de saúde no Estado, terá sete audiências públicas a serem realizadas dentro dos 120 dias de trabalho. Além das audiências estão sendo realizadas visitas técnicas em hospitais de referência e outros órgãos prestadores de serviço à saúde estadual. A terceira audiência, que abrangerá a macrorregião Norte do estado, ocorre na Câmara de Vereadores de Passo Fundo no próximo dia 02 de Junho , quinta-feira às 18h30.

A deputada Fran Somensi (Republicanos), presidente da comissão, ressalta que o propósito deste trabalho é fazer um diagnóstico completo dos serviços de saúde no estado, envolvendo desde consultas, exames, realização de procedimentos, cirurgias eletivas e disponibilidade de leitos, a fim de apontar as soluções necessárias para reduzir as filas de espera. Esse estudo poderá resultar em sugestões ao governo ou em projetos de lei no próprio Legislativo.

A parlamentar reconhece que houve avanços na área da saúde nos últimos anos, mas que ainda há “desencontros” que precisam ser resolvidos e que alguns problemas foram agravados com a questão da Pandemia, aumentando as filas de espera que já eram um problema crônico há muitos anos. “O acesso à saúde é um direito do cidadão. Queremos colocar todas as informações na mesa e buscar convergências para que possamos avançar mais. O sistema tem que se comunicar melhor e ser mais transparente, para que o paciente, lá na ponta, seja atendido com mais agilidade”, aponta.

As audiências são totalmente abertas ao público em geral que poderá manifestar-se mediante inscrição no local. Estarão participando ainda, autoridades e lideranças em saúde, como Deputados Estaduais, secretários de saúde, representantes da FAMURS, Ministério Público, Conselho Regional de Medicina, Federações de Santas Casas, diretores de Hospitais, Defensoria Pública, secretaria de saúde do Estado  e outros prestadores de serviços em saúde.

A comissão especial terá como membros titulares as deputadas Fran Somensi (Republicanos), Kelly Moraes (PL), Any Ortiz (Cidadania), Luciana Genro (PSOL) e Franciane Bayer (Republicanos) e os deputados Mateus Wesp (PSDB), Elizandro Sabino (PTB), Adolfo Brito (PP), Pepe Vargas (PT), Giuseppe Riesgo (NOVO),  Dr. Thiago Duarte (União) e Elton Weber (PSB ).