Agência de Notícias
A Assembleia Legislativa concedeu, na tarde desta sexta-feira (27), a medalha do Mérito Farroupilha ao empresário Jorge Sirena Pereira, o Dody Sirena.  A condecoração foi proposta pelo deputado Ernani Polo (PP), quando presidia o parlamento gaúcho, em 2020. A solenidade ocorreu no Teatro Dante Barone do Palácio Farroupilha.

Em seu pronunciamento, o deputado proponente da outorga afirmou que toda homenagem, mais do que a própria honraria, tem um valor pedagógico, uma vez que por meio do homenageado, a Assembleia difunde bons exemplos e valoriza o Rio Grande que dá certo. "É por isso que escolhi Dody Sirena para receber a Medalha Mérito Farroupilha. Não é necessariamente para agradá-lo, porque este meu caro amigo já tem uma vida de sucesso e muito reconhecida mundo afora. Mas é que percebo, na trajetória deste gaúcho, um insumo capaz de inspirar a todos nós".  

Ao destacar a trajetória do empresário, Ernani Polo lembrou do início profissional animando bailes e festas estudantis nos salões dos clubes de Porto Alegre. Ali, nos salões de baile do Gondoleiros, Lindóia, Petrópolis Tênis Clube, entre outros, nas festas estudantis, nascia a DC Set, hoje o maior grupo do setor de entretenimento no Brasil e um dos principais do mundo. A empresa trouxe memoráveis shows ao Rio Grande do Sul, ao Brasil e às Américas, como Paul McCartney e Julio Iglesias, Michael Jacson, Pavarotti, entre outros, enumerou. "Foi a DC Set que criou o Planeta Atlântida e tantos outros eventos que projetam nosso estado, como o Cais Embarcadero e como será o Space Adventure, na Serra Gaúcha, que terá a primeira exposição permanente de itens originários de missões espaciais, o que será um grande atrativo para o nosso estado", relatou.  
  
Por fim, o deputado afirmou que a entrega da Medalha do Mérito Farroupilha a Dody Sirena simboliza um momento de retomada. "Quero que esta medalha carregue também o simbolismo de resgate a um dos segmentos mais impactados pela pandemia, que é o mercado da cultura, dos eventos, da música e do entretenimento", reconheceu.

Em seu discurso, Dody evocou as dificuldades de seus antepassados oriundos da Itália, os ensinamentos herdados dos pais, como a resiliência, e os primeiros caminhos profissionais. Posteriormente, relembrou a sua trajetória empresarial, salientando os investimentos para os próximos anos nos segmentos de eventos e turismo. "Temos um compromisso de investir R$ 1 bilhão até 2024 no Brasil", anunciou. 

O empresário falou ainda sobre a geração de renda, empregos e impostos na operação de seus negócios, e sobre a indústria do entretenimento e turismo regional. "São mais de 590 mil eventos por ano no país, mas nada disso vale se o governo não destravar urgentemente a burocracia e injetar facilidades e dinheiro nos sonhos de quem consegue entregar felicidade", registrou. Para ele, é preciso olhar para o turismo como investimento, na busca de soluções para o Brasil e para o Rio Grande do Sul.  

Any Ortiz
A deputada Any Ortiz (Cidadania), representando a Presidência do Parlamento Gaúcho, enalteceu a trajetória profissional e pessoal do homenageado. "Temos muito orgulho do teu trabalho, pelo que fez e faz pelo Rio Grande do Sul", frisou. A parlamentar disse que a homenagem era merecida e representava todos os gaúchos e gaúchas: "Que se emocionaram, que cantaram, vibraram e se sentiram vivos cada vez que puderam festejar a vida a partir do que a DCSet proporciona", finalizou.  

Presenças
Além de familiares, amigos e colaboradores da DCSet Group, estiveram presentes à solenidade a deputada Any Ortiz (Cidadania), representando a presidência da Assembleia; o secretário Extraordinário de Parcerias, Leonardo Buzatto; o Procurador-Geral de Justiça (MP), Marcelo Dornelles, o senador Luiz Carlos Heinze (PP/RS), o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS); o Conselheiro do TCE Marco Peixoto; o ex-vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli; o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricarado Gomes; a vereadora Mônica Leal; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o desembargador Francisco José Moesch; o deputado Federal Jerônimo Goergen; a ex-deputada Regina Becker; os ex-deputados Mano Changes, Kalil Sehbe e José Fortunati; os empresário Cicão Chies, Alexandre Gadret, Cláudio Bier, Paulo Ségio Pinto e Nei Mânica; o presidente do Conselho Regional de Relações Públicas, Luiz Fernando Munhoz; o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Porto Algre, Alfredo Guilherme Englert. 

Por ví deo também se manifestaram o governador Ranolfo Vieira Jr.; o ex-governador Eduardo Leite, a empresária Bya Aidar; os empresários Phil Rodriguez, Duda Sirotski; a jornalista Léa Penteado; o advogado Jaime Sirena, irmao do homenageado; os artistas Kleiton e Kledir Ramil, Fafá de Belém e Tom Cavalcanti, o publicitário Paulo Melo; os amigos, José Eduardo Lemmertz e Jorge Grecellé; os pais Lourdes e João; a esposa Fernanda e os filhos Mariana e Matheus

Homenageado
Natural de Caxias do Sul, o empresário reside em Porto Alegre desde 1968, onde chegou aos sete anos de idade. Ele é publicitário, empresário e promotor de eventos, tendo, em parceria com Cicão Chies, criado em 1979 a DCSet Promoções. A empresa começou realizando shows de artistas nacionais e em pouco tempo se estabeleceu como uma das mais confiáveis empresas de entretenimento da América do Sul. 

Hoje, a DCSet Group, produz e realiza grandes shows nacionais e internacionais. Além disso, atua na área de festivais como Planeta Atlântida e Green Move, mesclando sustentabilidade com música, gastronomia e educação). A empresa também opera no segmento turístico, com o Projeto Emoções em Alto Mar.

O empresário, em 2017 recebeu o titulo honorífico de Cidadão de Porto Alegre concedido pela Câmara Municipal. Dois anos antes, Dody Sirena foi agraciado com o Troféu Guri, em premiação concedida pela RBS e Radio Gaúcha. No ano seguinte recebeu o Troféu Brasil Expodireto concedido pela Rede Pampa, Jornal O Sul e Cotrijal.

Dody Sirena é casado há 30 anos com Fernanda Sirena e pai de dois filhos: Mariana Sirena de 21 anos e Matheus Sirena de 28 anos de idade.