Agência de Notícias
Na programação cultural do Fórum Social Mundial Porto Alegre, a Mostra Gaúcha de Artes Cênicas Quero-Quero disponibilizará três espetáculos entre os dias 25 e 28 de janeiro, nos espaços culturais da Assembleia Legislativa, incluindo circo, dança e teatro. A Mostra Gaúcha de Artes Cênicas Quero-Quero surgiu em 2022 como proposta para combater a violência contra a mulher também através de ações culturais. A agenda no Fórum Social Mundial é promovida pela Assembleia, através da Procuradoria Especial da Mulher, presidida pela deputada Sofia Cavedon (PT), com apoio do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do RS (Sated/RS), do Fórum Social Mundial e Movimento Rio Grande Contra a Fome.
 
Um espetáculo de circo abrirá a programação cultural, na quarta-feira (25), com apresentação na Esplanada do Palácio Farroupilha. No Cabarezin das Palhaças, o universo feminino é retratado a partir da apresentação de números curtos de palhaçaria. Cabarezin tem produção e idealização de Kalisy Cabeda e Pati de La Rocha e direção, dramaturgia e atuação de Alessandra Matzenauer, Jaqueline Iepsen, Kalisy Cabeda, Pati de La Rocha, Patrícia Sacchet e Silvana Sílvia.
 
A segunda atração será a dança, na quinta-feira (26), no palco do Teatro Dante Barone, com o espetáculo PelePRETA: Eu Território, uma obra performada por Naiane Ribeiro que leva à cena a pluralidade da mulher negra sob uma ótica descentralizada da margem e transita entre os sentimentos internalizados em um corpo diaspórico que sente e grita, em caráter de denúncia, os impactos do racismo estrutural.
 
No encerramento da programação, no sábado (28), também no Teatro Dante Barone, o espetáculo Danke, baseado no texto “Eu, Ulrike? Grito...”, de Dario Fo e Franca Rame. Danke aborda o testemunho dos quatro anos de prisão da jornalista e ativista alemã Ulrike Meinhof. A direção é de Denis Gosch com atuação de Juliana Kersting e Dani Dutra.
 
A Mostra
Com o objetivo de propor medidas de prevenção e combate à violência contra a mulher através da cultura, a Assembleia Legislativa lançou, no segundo semestre de 2022, a Mostra Gaúcha de Artes Cênicas Quero-Quero, em parceria com o Sated/RS, e também para revitalizar a atuação da Assembleia nas artes cênicas.
 
A atividade integrou a programação dos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e agora realiza parceria com o Fórum Social Mundial Porto Alegre, que acontece nas dependências da Assembleia Legislativa, entre os dias 23 e 28 de janeiro.
 
Os espetáculos têm ingresso solidário de 1Kg de alimento não perecível, uma parceria com o Movimento Rio Grande Contra a Fome.
 
Serviço
 
Mostra Gaúcha de Artes Cênicas Quero-Quero
  • Cabarezin das Palhaças, Circo 25/01, quarta-feira, às 20h na Esplanada da Assembleia Legislativa
  • PelePRETA: Eu Território, Dança 26/01, quinta-feira, às 18h30 no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa
  • Danke, Teatro 28/01, sábado, às 20h no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa
  • Ingressos: 1Kg de alimento não perecível