Agência de Notícias

A Assembleia Legislativa gaúcha realiza no dia 31 de janeiro, às 14h, no Plenário 20 de Setembro, a Sessão Solene de Posse da 56ª Legislatura e eleição da Mesa Diretora. Veja aqui mais informações sobre a cerimônia. Os seguintes procedimentos serão adotados para o acesso dos profissionais de imprensa e do público em geral.

Acesso de convidados e público
Devido à limitação de espaço, as galerias do Plenário serão ocupadas por convidados dos deputados e deputadas com senha de acesso especial e profissionais de imprensa credenciados. O público em geral será admitido mediante disponibilidade de espaço, e por ordem de chegada.

Mais assentos estarão disponíveis aos convidados e público no Teatro Dante Barone, onde a cerimônia poderá ser acompanhada por telões. O acesso às galerias, ao Teatro e ao Vestíbulo Nobre se dá pela Esplanada do Palácio Farroupilha.

Credenciamento de profissionais da imprensa
Profissionais de imprensa devem solicitar credenciais pelo e-mail scs-administrativo@al.rs.gov.br do dia 26 (quinta-feira) até o dia 30 (segunda-feira), às 11h.

  • No pedido deve constar nome completo dos profissionais, número de identidade ou CPF, nome do veículo de comunicação,  cidade do veículo de comunicação e a identificação da função do profissional (repórter, cinegrafista ou fotógrafo).
  • A retirada dos crachás deve ocorrer na sexta-feira (27) ou na segunda-feira (30), entre 9h e 11h e entre 14h e 17h, para veículos da capital; e na terça-feira (31), das 9h às 11h, para veículos do interior do Estado. O local de retirada é a Superintendência de Comunicação e Cultura da ALRS, no térreo do Palácio Farroupilha.
  • Os repórteres e profissionais de rádio terão acesso ao Salão Júlio de Castilhos e, se desejarem, a um setor reservado das galerias do Plenário 20 de Setembro.
  • Os profissionais de imagem (cinegrafistas e fotógrafos devidamente credenciados) terão acesso ao Plenário e atuarão em forma de revezamento, seguindo orientações da Polícia Legislativa.

Transmissão pela TV AL
A TV AL terá cobertura iniciando às 13h15, com pré-evento e entrevistas ao vivo desde o Plenário, Sala da Presidência e Esplanada. A cobertura completa da sessão solene poderá ser conferida em edição especial do Jornal Assembleia, às 22h. As matérias também ficarão disponíveis no portal da TVAL. Veículos de imprensa podem solicitar imagens da sessão pelo email tval@al.rs.gov.br.

A TV AL pode ser assistida pelo canal 11.2 da TV aberta digital (região metropolitana de Porto Alegre; e canais legislativos de Bagé, Santa Maria, Pelotas e Rio Grande); pelo canal 16 da NET; pelo canal da AL no YouTube; pela página do Facebook; e pelo site https://ww4.al.rs.gov.br/tval.

Transmissão pela Rádio AL
A posse também poderá ser acompanhada ao vivo pelo site da Rádio Assembleia. O endereço para acessar o áudio é https://ww4.al.rs.gov.br/radio. No portal da Rádio estarão disponíveis boletins radiofônicos que podem ser ouvidos e baixados para uso de qualquer emissora.

Para as emissoras de rádio que irão transmitir a cerimônia desde o Palácio Farroupilha, a Assembleia Legislativa solicita que os responsáveis entrem em contato com o setor técnico da Rádio AL pelo e-mail DME-Radio@al.rs.gov.br para verificar a estrutura necessária (linha telefônica, parte elétrica e acesso à rede de internet) para realização do serviço. O local estará liberado para instalação das emissoras a partir das 9h do dia 31.

Cobertura no site
As agências de Notícias e de Fotos da AL publicarão conteúdo informativo e imagens no portal da internet - https://ww4.al.rs.gov.br/noticiasbem como pelo Twitter: www.twitter.com/assembleiars. Os conteúdos podem ser utilizados citando a fonte. As fotos podem ser utilizadas com o crédito da autoria.