O cirurgião Eduardo Neubarth Trindade recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais importante honraria concedida pela Assembleia Legislativa, no final da tarde desta quinta-feira (26), em uma cerimônia no Salão Júlio de Castilhos. A iniciativa da homenagem foi do deputado Rodrigo Maroni (PSDB).
Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2007, ele cursou Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), com prática na Santa Casa de Porto Alegre (ISCMPA), Residência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Especialização em Capacitação em Cirurgia Minimamente Invasiva também pelo HCPA e concluiu Doutorado em Medicina: Ciências Cirúrgicas (Cirurgia Bariátrica) pela Ufrgs. Além disso, o homenageado é autor de mais de 40 artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras.
O cirurgião foi gerente de Unidade de Internação e Responsável Técnico (diretor técnico) do Hospital Fêmina, do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e, atualmente, é médico contratado do Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e do Corpo Clínico do Hospital Moinhos de Vento.
Em outubro de 2018, o Trindade tomou posse como presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) e, desde junho de 2020, é vice-presidente da entidade médica. Também é vice-presidente do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Brasil. Há dois anos, assumiu como professor universitário e leciona a disciplina de Clínica Cirúrgica e Técnica Operatória no curso de Medicina da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), instituição reconhecida por cinco anos consecutivos pelo Ministério da Educação pela excelência acadêmica.
Ao agradecer a condecoração, o médico falou sobre as dificuldades, ensinamentos e legado da pandemia do novo coronavírus, ressaltando que o período foi marcado por medo, incertezas, erros e acertos. “Foi um dos momentos mais difíceis enfrentado pela Medicina, mas com união de esforços e compartilhamento de informações foi possível salvar vidas”, rememorou
Na época, Neubarth presidia o Cremers, entidade que representa 35 mil médicos gaúchos e instituiu a Plataforma de Emissão de Receitas Digitais, pioneira no Brasil. Criada para evitar deslocamentos desnecessários num momento crítico, foi um dos principais legados da pandemia.
O deputado Rodrigo Marroni disse que a homenagem foi motivada pelo trabalho do profissional, mas também pela conduta e generosidade do agraciado. “Neubarth cumpre um papel mais do que na Medicina, na parte humana também. É uma pessoa do bem, com valores e princípios”, justificou.
Prestigiaram a cerimônia, além dos familiares, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TER), desembargador Francisco José Moesch; deputado emérito Celso Bernardi; presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul, Gerson Junqueira; ex-vice-governador José Paulo Cairoli; ex-vereador de Porto Alegre João Carlos Nedel; prefeito de Morrinhos do Sul, Marcus Vinícius da Silveira; ex-chefe adjunto da Casa Civil, Bruno Pinto de Freitas; e padre Léo, de Gravataí. O presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira (PT), foi representado pelo deputado Dr. Thiago Duarte (União).