A Comissão Mista Permanente do Mercosul e Assuntos Internacionais reuniu-se em 20 ocasiões durante o ano de 2021. O Colegiado, ao longo do período, foi presidido pela deputada Silvana Covatti (PP), licenciada para ocupar a pasta da Agricultura, e pelo atual presidente, deputado Issur Koch (PP).

As atividades do Colegiado, desde o início do ano, giraram em todo da pandemia e seus efeitos. Assim, foi constante o debate com autoridades sanitárias argentinas e uruguaias pela aceleração da vacinação na Região de Fronteira. O Colegiado também atuou junto ao Ministério das Relações Exteriores sobre a exigência de testes para Covid-19 para caminhoneiros brasileiros entrarem na Argentina.

As questões de combate à Covid-19 e vacinação dos habitantes das regiões fronteiriças trouxeram desafios para a Comissão, afirmou o presidente Koch ainda no primeiro semestre. "Nossas ações trataram desde questões relacionadas ao trânsito de pessoas entre os países e, especialmente, ao fluxo de cargas comerciais, com a proteção para caminhoneiros", relatou o parlamentar.

Itamaraty
O Colegiado intermediou junto ao Ministério de Relações Exteriores medidas conjuntas para solucionar problemas enfrentados pelos "doble chapas" em relação à atendimento à saúde e a liberação do fluxo de caminhões paralisado para entrada na Argentina e no Chile. Outra questão levada ao Itamaraty foi a utilização de carteira de motorista e documento de veículos digitais, não adotados nos outros países do Bloco.

Outros temas
Durante 2021, a Comissão do Mercosul buscou o apoio dos municípios da fronteira com o Uruguai e Argentina para o combate à pirataria e contrabando. Dedicou-se a revogar a proibição da pesca do Dourado e do Surubim por embarcações brasileiras no Rio Uruguai; discutiu o fim da concessão da Ponte Internacional da Integração São Borja e Santo Tomé e debateu as dificuldades enfrentadas pelo setor importador no Rio Grande do Sul. Em dezembro, a Comissão aprovou requerimento apresentado pelo presidente Issur Koch para realização de audiência pública sobre o projeto do Porto Meridional, também conhecido como Porto de Arroio do Sal

Composição
A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais é integrada pelas deputadas Fran Somensi (Republicanos), Franciane Bayer (PSB) e Zilá Breitenbach (PSDB) e pelos deputados Carlos Búrigo (MDB), Fábio Ostermann (Novo), Fernando Marroni (PT), Gerson Burmann (PDT), Issur Koch (PP), presidente, Luís Augusto Lara (PTB), Luiz Fernando Mainardi (PT), Tenente-coronel Zucco (PSL) e Vilmar Zanchin (MDB). As reuniões ordinárias do colegiado acontecem às quartas-feiras, a partir das 11 horas.