DEM
Na tarde desta quarta-feira (12) o deputado Dr. Thiago Duarte (DEM) apresentou a primeira dama de Porto Alegre, Valéria Leopoldino, o programa de planejamento familiar que já está sendo implementado em 30 municípios do RS em parceria com a ONG Brasil Sem Grades. "Este programa dá acesso as mulheres de optarem por usarem o implante subcutâneo, que libera de forma lenta e gradual o mesmo remédio do comprimido ou da injeção em quantidades bem pequenas, prevenindo a gravidez com menor impacto no metabolismo por 3 anos, é um método de longa duração, pouco invasivo e reversível", explicou Dr. Thiago Duarte, que alertou para o grande número de gestações não planejadas, "50% das gestações são indesejadas e muitas destas acontecem em adolescentes", explicou Dr. Thiago Duarte que é médico gineco-obstetra e autor da Lei do Planejamento Familiar no RS (Lei Ordinária 15590 2021 do Rio Grande do Sul).

Dr. Thiago Duarte ainda destacou que a gravidez precoce, que acontece na adolescência "é de alto risco". A primeira dama demonstrou grande interesse no programa e na próxima semana acontece mais uma reunião sobre o tema com representantes da Fasc, com o secretário municipal de saúde e com a Sra. Valeria Leopoldino, que aceitou ser madrinha do programa de planejamento familiar em Porto Alegre.

A equipe do Hospital Presidente Vargas, que é dirigida pelo Dr. Cincinatto Fernandes Netto, é idealizadora do programa de planejamento familiar e irá realizar a retaguarda do programa e capacitação da rede de atenção básica para a execução.