DEM

Na manhã desta quarta-feira (12) o deputado estadual Dr. Thiago Duarte esteve na sede da ONG Amo Crianças em Novo Hamburgo. A entidade há 23 anos atua na assistência a criavnças diagnosticadas com câncer. "Atuamos ajudando a que se faça o diagnóstico e para as que já estão diagnosticadas damos assistência com uma equipe multidisciplinar composta de onco-pediatra, assistente-social, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, arteterapeuta, músicoterapeuta", explica Carolina Fernanda da Silva, coordenadora administrativa. Atualmente a ONG está atendendo 39 crianças.

O presidente ds ONG, Dr. Valdir Marques de Souza, também trabalha para que as famílias de crianças diagnosticadas com câncer e que estejam com dificuldades econômicas recebam cesta básica e produtos de higiene. "Fundamental a atuação da ONG Amo Crianças no Vale dos Sinos. Os 7 centros de referência para o tratamento do câncer infantil no RS receberam em visita técnica a Comissâo do Câncer Infantil e Adolescente no RS (CECIA), concluímos que existem o suficiente leitos para atender a demanda dos paciente de oncologia pediátrica, mas a burocracia da regulação dificulta a que as crianças cheguem o no tempo adequado ao tratamento.

A burocracia não pode vencer a vida. Explica Dr. Thiago Duarte, que presidiu a CECIA que em seu relatório propõe que se adote no RS o modelo pernanbucano se atendimento através de ambulatórios de parecer, que é um ambulatório de porta aberta a partie do qual crianças com suspeita de câncer possam ser mais rapidamente diagnosticadas e encaminhadas ao tratamento. A reunião na Amo Crianças em Novo Hamburgo contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Coller.