MDB

O deputado Clair Kuhn (MDB) representou a Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha da Assembleia Legislativa na audiência pública em Espumoso que debateu os problemas causados ao meio rural pela estiagem que assola o Estado. O encontro ocorreu no auditório do Centro Cultural Dr. Getúlio Soares de Chaves na quarta-feira (12).

O evento reuniu mais de 720 pessoas, entre agricultores; deputados; prefeitos; vereadores; representantes de entidades, cooperativas e sindicatos; agentes financeiros e demais lideranças ligadas ao setor. Os participantes reforçaram que, além dos prejuízos para a agricultura, a estiagem também traz impactos aos demais setores da sociedade.

Em nome do presidente Elton Weber e de todos os demais integrantes, o deputado Clair relatou as ações que estão sendo desenvolvidas pela Frente da Agropecuária Gaúcha em defesa do homem do campo. “Solicitamos ao governo o repasse imediato aos agricultores dos recursos do programa Agropecuária Mais, onde os poços artesianos são prioridade, e a distribuição de água para abastecimento emergencial tanto para consumo humano quanto animal. Também falamos sobre o nosso pedido por recursos emergenciais para as famílias rurais, como um bolsa-estiagem, e para que o governo do Estado subsidie os juros das operações de crédito rural para agricultores familiares”, explicou o parlamentar.

Após o encontro, os participantes caminharam até a sede da agência do Banco do Brasil, onde fizeram um ato solene e entregaram uma carta de reivindicações.