Republicanos

Recurso provém do programa Avançar do Governo Estadual e contempla projeto para área externa do local

A deputada estadual Fran Somensi (Republicanos) participou na tarde desta terça-feira (25), da assinatura do convênio entre governo do Estado e o município de Caxias do Sul, representado pela prefeita em exercício, Paula Ioris. O recurso de R$ 3,4 milhões contempla o projeto de revitalização da área externa da antiga Estação Ferroviária do município, local de grande circulação de público que hoje abriga a secretaria de Cultura de Caxias do Sul. A área externa já é utilizada pelo município para eventos culturais, mas ainda não possui estrutura adequada, o que está sendo previsto no projeto apresentado com serviços de drenagem, pavimentação, ajardinamento, iluminação pública, arborização e mobiliário urbano.

De acordo com a deputada Fran, este recurso representa um avanço para Caxias do Sul, mas também para o turismo regional. "Caxias do Sul tem um grande potencial turístico para a Serra gaúcha e a estação Férrea é história viva desta comunidade. Com uma estrutura adequada e revitalizada, poderão ser realizadas ali feiras de artesanato, da agroindústria regional, atividades de lazer, artístico culturais e pontos gastronômicos, potencializando a cultura e turismo em um ponto estratégico da cidade", salienta.

O valor total do Projeto é de R$ 4,9 milhões, sendo R$ 3,4 do governo Estadual e R$ 1,4 milhão de contrapartida do município. Esta é a segunda etapa do programa "Avançar" no Turismo, que está lançando um investimento total de R$ 65,9 milhões para parques urbanos. Além de Caxias do Sul foram assinados convênios com os municípios de Canoas, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Viamão.