Depois de dois anos sem realizar o programa Deputado Por Um Dia, em decorrência da pandemia do  novo coronavírus, a Assembleia Legislativa retoma a iniciativa. A 52ª edição do evento está marcada para o dia 4 de julho, quando acontece a Sessão Plenária do Estudante.

Instituído pela Resolução nº 2.766, de 11 de maio de 1999, o Deputado Por Um Dia é um programa realizado pela Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan. Trata-se de uma iniciativa que permite que alunos  atuem como deputados, elaborando, discutindo e votando projetos de lei numa sessão realizada no Plenário 20 de Setembro, palco das deliberações do parlamento gaúcho.  Podem participar estudantes  do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio das redes pública e privada do ensino municipal e estadual do Rio Grande do Sul.

Na edição deste ano, participam alunos das seguintes instituições: Instituto Estadual de Educação Professor Isaías, de Santiago; Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Assunção, de Caçapava do Sul; Colégio Metodista Americano, de Porto Alegre; Escola Estadual de Ensino Médio São Roque, de Carlos Barbosa; e Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de Barros Cassal.

Inscrições abertas
As inscrições para 2023 estão abertas até 24 de junho. Para se inscrever, as escolas interessadas devem acessar o formulário eletrônico (www.al.rs.gov.br/escola) .   No final da Sessão Plenária do Estudante do dia 4 de julho, será realizado sorteio para escolher os cinco estabelecimentos de ensino que participarão do programa no ano que vem.