PT
Desde 2019, antes da pandemia, o governo de Eduardo Leite iniciou o processo de fechamento das bibliotecas escolares retirando todos os profissionais que desempenham a importante função de zelar pelo acervo e orientar estudantes nas suas pesquisas e leituras. Bibliotecas fechadas pautaram várias reuniões da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa no biênio 2019-2020 quando a deputada estadual Sofia Cavedon (PT) presidiu a Comissão.

Em 2020 a deputada inicia o roteiro de visitas às escolas pela Operação Dever de Casa, que verificou as obras emergências até 2021 (relatório entregue para a Seduc, Secretaria de Obras e MP). Em 2022 Sofia inicia a Operação Dever de Aula, que vai além da infraestrutura e confirma o que já surgia na Operação anterior: bibliotecas fechadas, algumas virando depósitos.

A exposição “Pelo direito ao Livro e à Leitura: Bibliotecas Escolares Abertas”, que a deputada Sofia Cavedon promove a partir desta segunda-feira (16), tem o objetivo de mostrar para a sociedade gaúcha a triste situação deste espaço tão importante na vida do estudante. O Ato de instalação da mostra será às 14h do dia 16, no Espaço Deputado Carlos Santos, andar térreo da Assembleia Legislativa, e ficará até o dia 20 de Maio. Após, informa a deputada, assim como a exposição "A Educação exige respeito", a das Bibliotecas Abertas também será itinerante.

O evento contará com a apresentação do Grupo de Mediadores e Mediadoras de Leitura da EMEF Saint Hilaire, coordenados pela professora Maria Gabriela, e no final terá um "Livraço". Sofia convida a todos que prestigiarem o encontro a levar um livro para participar do Livraço, mas destaca que "nossa luta é por todas as Bibliotecas Escolares abertas e adequadas, por concurso para Bibliotecárias/os e criação do cargo de Técnico/a em Biblioteconomia.  Não desistiremos do direito ao Livro e à Leitura que esses espaços e profissionais possibilitam", afirma a parlamentar.

Foram convidados para o evento a Associação Gaúcha de Escritores – AGES; o Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, de Guaíba, que tem a biblioteca escolar mais antiga do Estado com 95 anos; Conselho Regional de Biblioteconomia da Região 10 - CRB 10; Biblioteca Pública do Estado; Biblioteca Central da UFRGS; Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação/UFRGS; Faculdade de Educação/UFRGS; Associação Riograndense de Bibliotecários; Instituto Ágora; Bibliotecas Comunitárias; Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas; Centro de Integração de Redes Sociais e Culturais Locais; Câmara Riograndense do Livro; Conselho Estadual de Cultura – CEC/RS; Conselho Estadual de Educação – CEED/RS; Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul; União Gaúcha de Estudantes – UGES;  União Estadual dos Estudantes – UEE/RS; União Brasileira de Estudantes – UBES; Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul – AOERGS; Associação dos Supervisores Educacionais do Rio Grande do Sul – ASSERS;  representações de entidades, escolas públicas, estudantes; Secretarias de Educação e da Cultura, Frentes Parlamentares Federal e Municipal, editoras, livrarias.

SERVIÇO:
O que: Instalação da Exposição Pelo direito ao Livro e à Leitura: Bibliotecas Escolares Abertas
Quando: 16 de Maio - Segunda-feira
Hora: 14h
Onde: Espaço Deputado Carlos Santos, andar térreo da Assembleia Legislativa/RS