União
Na tarde desta quinta-feira(12) o programa de Planejamento Familiar se tornou realidade para as famílias do município de Arroio do Padre, que agora podem optar por um método contraceptivo mais efeito, eficaz e de longa duração, como o implante subcutâneo.

Para marcar o início do programa de Planejamento Familiar o deputado Dr. Thiago Duarte palestrou sobre o Planejamento Familiar e sobre a saúde da mulher ao lado do prefeito Rui Carlos Peter, do secretário de saúde Daniel Maximila, das vereadoras Beatriz Ott Bonow, Angélica Behling Wachholz, Jodele Vahl Schlesene da chefe de ações da secretaria municipal de saúde, Carem Taiz Lerm Milech e da Dra. Yanet Penafuerte.

Durante a palestra o deputado e médico Dr. Thiago Duarte tirou as dúvidas das mulheres do município sobre a utilização do implante subcutâneo e sobre a saúde da mulher e destacou o trabalho da equipe de estratégia de saúde da família e das agentes comunitárias de saúde "Quero destacar aqui a importância do trabalho da equipe da ESF e das agentes Sônia, Jodele, Ingredi, Isabele, Carmem e Marilani pelo grande trabalho realizado em prol da saúde da mulher e do planejamento familiar."

O prefeito Rui Carlos Peter comentou sobre a importância do programa no município. "O planejamento familiar é uma importante conquista para as mulheres de Arroio do Padre. Que agora podem escolher quando querem engravidar" comentou o prefeito, que ainda completou que o município pretende dar continuidade ao programa "é preciso dar continuidade, vamos fazer isso a partir da aprovação da lei municipal do planejamento familiar que vai ampliar o acesso ao método no município".

No município a lei que estabelece o planejamento familiar é uma proposição Beatriz Ott Bonow, Angélica Behling Wachholz, Jodele Vahl Schlesene e Martina Scherdien. Que tem como base a Lei Estadual 15.590, de autoria do deputado Dr. Thiago Duarte, que possibilitou ao município uma parceria da prefeitura municipal com a Ong Brasil Sem Grades.

A vereadora Beatriz Bonow destacou que o planejamento familiar é uma vitória para a saúde das mulheres de Arroio do Padre " Vejo esse programa como uma vitória para as mulheres que vão poder programar a hora de ter seus filhos e fazer o seu planejamento".

"Hoje é um dia histórico para o município. Onde podemos proporcionar as mulheres o momento certo de poder fazerem o planejamento de suas famílias" disse a vereadora Angélica Behling Wachholz, que também e enfermeira na Estratégia de Saúde da Família do município. A enfermeira Angélica ainda destacou que o método é um avanço para a saúde da mulher "é uma vitória das nossas mulheres, que podem contar com mais um método contraceptivo que oferece uma garantia maior e com menos risco para as mulheres."

A presidente da câmara de vereadores, Jodele Vahl Schlesene, que também e agente de saúde, falou da aprovação da lei " é uma alegria proporcionar esse dia, junto com minhas colegas vereadoras, porque nem todas as mulheres tem acesso a um método mais moderno."

"A interiorização do programa planejamento familiar muda vidas, dá dignidade e ajuda no resgate da cidadania, esta lei possibilita às mulheres escolherem de forma livre e consciente quando e quantos filhos vão ter. Dá independência para a mulher, e isso é fundamental." Afirmou Dr. Thiago Duarte.