Agenda
Comissões
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP), realiza reunião ordinária, às 9h, na sala José Lutzenberger, no 4º andar, em formato híbrido. A reunião será transmitida, ao vivo, pelo canal do YouTube da TV Assembleia (https://ww4.al.rs.gov.br/tval/transmissoes).

Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado, presidida pelo deputado Edegar Pretto (PT), realiza reunião ordinária às 9h, em formato virtual. No período de Assuntos Gerais, serão abordados o chamamento dos aprovados no concurso da Polícia Civil e a proposta de alteração no quadro dos servidores e servidoras da extinta Fepagro. A reunião será transmitida, ao vivo, pelo canal do YouTube da TV Assembleia (https://ww4.al.rs.gov.br/tval/transmissoes).

Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, presidida pelo deputado Elizandro Sabino (PTB) , realiza reunião ordinária às 9h, em formato virtual. Às 9h45, promove audiência pública para debater a  PEC 294/2022 e as perspectivas do setor ferroviário gaúcho. A proposição é do deputado Guiseppe Riesgo (Novo). A reunião e a audiência serão transmitidas, ao vivo, pela TV Assembleia (canal aberto 11.2, canal 16 da Net/Claro, portal https://ww4.al.rs.gov.br/tval e YouTube https://ww4.al.rs.gov.br/tval/transmissoes), pela Rádio Assembleia (https://ww4.al.rs.gov.br/radio) e pelo Facebook (www.facebook.com/assembleiars).

Sessão plenária 
Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária em formato híbrido. O período do Grande Expediente está reservado para o deputado Fernando Marroni (PT).

A sessão será transmitida, ao vivo, pela TV Assembleia (canal aberto 11.2, portal https://ww4.al.rs.gov.br/tval e YouTube https://ww4.al.rs.gov.br/tval/transmissoes), pela Rádio Assembleia (https://ww4.al.rs.gov.br/radio) e pelo Facebook (www.facebook.com/assembleiars). Também é possível acompanhar o andamento da sessão pelo Twitter (www.twitter.com/assembleiars).

Fórum Democrático
Às 14h, na Câmara de Vereadores de Lajeado, o Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional realiza audiência pública, em conjunto com a Frente Parlamentar em defesa das vítimas da Covid-19, presidida pelo deputado Pepe Vargas (PT), para debater o atendimento de quem ficou com sequelas da doença. O evento ocorre em formato híbrido. 

Campanha do Agasalho
A Assembleia Legislativa é um dos locais de coleta de donativos para a Campanha do Agasalho 2022. Itens de vestuário em bom estado de conservação podem ser doados nos pontos localizados no hall de entrada do Palácio Farroupilha e próximo à sala do Fórum Democrático. As peças arrecadadas serão entregues à Central de Doações do Estado, coordenada pela Defesa Civil.

Prêmio Lila Ripoll de Poesia
Até 25 de julho, estão abertas as inscrições para a edição 2022 do Prêmio Lila Ripoll de Poesia. Cada autor poderá apresentar, no máximo, três trabalhos, que deverão ser inéditos. O resultado do concurso deve ser divulgado até 16 de agosto e premiação consiste na entrega de medalha e certificado às três melhores poesias e certificado de menção honrosa a outras dez poesias selecionadas. Confira aqui o regulamento completo e as orientações para as inscrições.

Deputado Por Um Dia
Até 24 de junho, estão abertas as inscrições para o programa Deputado Por Um Dia em 2023. A iniciativa permite que alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio das redes pública e privada do RS atuem como deputados, elaborando, discutindo e votando projetos de lei numa sessão realizada no Plenário 20 de Setembro. Para se inscrever, as escolas interessadas devem acessar o formulário eletrônico na página da Escola do Legislativo. O sorteio das cinco escolas que participarão do programa no ano que vem ocorre no final da Sessão Plenária do Estudante do dia 4 de julho.

Revista Estudos Legislativos
Até 31 de agosto, podem ser submetidos artigos científicos para a edição 2022 da Revista Estudos Legislativos, publicação destinada a divulgar produções de relevância para a área legislativa. Serão aceitos, preferencialmente, artigos com a temática Menos indiferença, mais igualdade! Os trabalhos devem ser enviados no formato eletrônico para o endereço http://submissoes.al.rs.gov.br/estudos_legislativos. O edital completo pode ser conferido aqui.

Junho Vermelho
Até 30 de junho, a fachada da Assembleia Legislativa estará iluminada com a cor vermelha em alusão ao Junho Vermelho, dedicado ao desenvolvimento de ações de incentivo à doação de sangue.

* Com informações fornecidas pelos gabinetes e assessorias. Programação sujeita a alterações