Solar dos Câmara
Em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (14), na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara da ALRS, foi entregue o Prêmio Lila Ripoll de Poesia de 2022. Os três primeiros colocados receberão, a partir desta edição, uma premiação em dinheiro.

O Prêmio Lila Ripoll de Poesia, além de manter a premiação com medalha e diploma para os três primeiros colocados; menção honrosa para outras dez poesias classificadas, agora concede também prêmios em dinheiro, como forma de incentivo e valorização da poesia. A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa RS aprovou, no dia 12 de julho, o pleito do Departamento de Cultura e estabeleceu premiação em dinheiro, no valor de R$ 3.500,00 (1º colocado); R$ 2.500,00 (2º) e R$ 1.500,00 (3º), respectivamente.

O Superintendente de Comunicação e Cultura da Assembleia Legislativa, Tiago Machado, saudou a todos e agradeceu a participação na solenidade de entrega do Prêmio Lila Ripoll 2022. "A Assembleia é uma Casa muito conhecida pelo debate e pelo enfrentamento democrático no plenário e nas comissões, mas a gente também acentua a contribuição cultural que o Parlamento dá à sociedade, já há algum tempo, e que buscamos potencializar a cada ano, utilizando os espaços fantásticos da Casa como o Solar dos Câmara e o Teatro Dante Barone. Exemplos disto são o Prêmio Assembleia de Cinema - Mostra Gaúcha de Curtas, que integra o Festival de Cinema de Gramado há 20 anos; o Projeto Sarau do Solar Solidário, que arrecada alimentos a serem entregues à Defesa Civil RS; o Prêmio Lila Ripoll de Poesia, que há 16 anos fomenta a produção poética gaúcha e brasileira, agora oferecendo também uma premiação em dinheiro", sublinhou Tiago ao lembrar como Lila Ripoll foi importante e vanguardista para a poesia gaúcha ao tratar de questões sociais nas suas obras.

A diretora do Departamento de Cultura da ALRS, Mariana Abascal, deu as boas vindas a todos e parabenizou os vencedores da 19ª edição do Prêmio Lila Ripoll de Poesia. Ela salientou a importância da valorização da cultura e das artes por parte da Assembleia Legislativa, que tem buscado apoiar concretamente a produção cultural através das diversas premiações e do incentivo financeiro para os artistas, ao mesmo tempo em que proporciona à toda a sociedade a possibilidade de usufruir de espetáculos artísticos pensados e produzidos com esmero pelo Parlamento gaúcho.

Daniel Conte, segundo colocado no certame com a poesia O CORPO AMANHECIDO, agradeceu a premiação e a valorização da poesia levada adiante pela Assembleia Legislativa RS através do Prêmio Lila Ripoll. "Numa sociedade que ignora a poesia e que banaliza o poeta, para um país e uma cidade com menos armas, com menos hostilidades e com mais ponderação nos embates, só o poema é a saída", sublinhou Conte ao lembrar da importância de Luciana de Abreu e Lila Ripoll para a poesia gaúcha.

As três primeiras colocadas no Prêmio Lila Ripoll de Poesia de 2022 foram lidas ao público pelas juradas Clô Barcellos, Fátima Regina Gomes Farias e Gabriela Semensato Ferreira.

Comissão julgadora
A Comissão Julgadora do Prêmio Lila Ripoll de Poesia de 2022 foi formada pelas senhoras Clô Barcellos, Fátima Regina Gomes Farias, Gabriela Semensato Ferreira, e os senhores Adriano Silva Alves e Antônio Wenzel Luzzatto, que avaliaram as 438 poesias inscritas, de 215 autores, provenientes das mais diversas procedências.

Vencedores de 2022
1.º lugar: Marcelo da Silva Rocha – POEMA FECHADO
2.º lugar: Daniel Conte - O CORPO AMANHECIDO
3.º lugar: Viviane Ferreira Santiago – SEVERINA MENINA