Rodrigo Lorenzoni foi reeleito para seu segundo mandato, desta vez sob a sigla do Partido Liberal (PL). Conquistou a maior votação da sua bancada e foi o terceiro mais votado para o Legislativo gaúcho, com 85.692 votos. Entre os municípios onde obteve maior votação destacam-se Porto Alegre (12.305), Caxias do Sul (4.396), Pelotas (3.577), Alvorada (3.406) e Canoas (3.048).

Natural de  Porto Alegre, nasceu em 23/06/1979. É médico veterinário, com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com extensão na School of Business Administration da Universidade de Miami (EUA). Presidiu o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) por seis anos. Na política partidária, foi presidente do Democratas em 2019.

Foi secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre em 2021, participando do processo de regulamentação da Lei de Liberdade Econômica municipal. Exerceu a mesma função no Executivo estadual (01/2019 - 04/2019), além de comandar a pasta de Articulação e Apoio aos Municípios, no período.

Em seu primeiro mandato, na 55ª Legislatura, assumiu como suplente de 27/03/19 a 21/02/20, e reassumiu a cadeira como titular em março deste ano, após a cassação de Ruy Irigaray. Foi autor da Lei de Liberdade Econômica em âmbito estadual: a norma  reduz a burocracia nas atividades econômicas e facilita a relação entre empreendedores e poder público no âmbito estadual. Ele propôs e presidiu as seguintes frentes parlamentares: Frente Parlamentar da Agricultura Gaúcha; Frente Parlamentar para Discutir a Utilização de Tração Animal no RS e Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedor e da Liberdade Econômica. Atualmente é integrante titular das Comissões de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo; e de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle; além de suplente na Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo.

Portal das Eleições
Veja os perfis já publicados dos deputados da 56ª Legislatura no Portal das Eleições.

Entrevistas à TV AL
Veja as entrevistas concedidas pelos deputados da 56ª Legislatura à TV AL na playlist no canal do YouTube, que será atualizada conforme forem sendo gravadas.