Agência de Notícias

Silvana Covatti (PP) foi eleita para seu quinto mandato consecutivo, com 82.717 votos. Frederico Westphalen (2.364), Vacaria (1.507), Sarandi (1.284), Guaporé ( 1.279) e Lagoa Vermelha (1.238) são os cinco municípios onde obteve o maior numero de votos.

A parlamentar iniciou sua trajetória no parlamento estadual em 2007. Em seu segundo pleito, em 2010, foi a campeã de votos da AL, e desde então está sempre entre os deputados mais votados.  Pela quarta vez, é a deputada mais votada da bancada dos Progressistas.

Silvana Maria Franciscato Covatti nasceu em 8/12/1963 (59 anos) em Frederico Westphalen.  Em 2016 tornou-se a primeira mulher, em 183 anos de história, a assumir a titularidade da presidência do Parlamento gaúcho. Como presidente, buscou levar a produção legislativa e a atividade institucional do Parlamento ao encontro das comunidades.

Ao longo de seus mandatos, Silvana consolidou sua atuação na defesa e no aperfeiçoamento das políticas públicas para as mulheres e para área social, como a necessidade de ampliar e qualificar as ações voltadas ao idoso e jovens. Atua na busca por mais recursos para saúde e educação, apresentando propostas relacionadas a conscientização para a prevenção do câncer de mama, ao combate ao uso de drogas, pela permanência dos Hospitais de Pequeno Porte (HPPs) e reedição do plano de renegociações dos débitos do Programa de Crédito Educativo do Estado.

Entre os projetos apresentados destaca-se o PL 260/2015 que determina a divulgação dos direitos das pessoas com neoplasia maligna (câncer) pelos órgãos públicos do Rio Grande do Sul. A proposição transformou-se na Lei nº 14.803, de 22 de dezembro de 2015. Outro projeto de autoria da deputada é o que dispõe sobre a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar pelos estabelecimentos penitenciários do Rio Grande do Sul, sancionada  em 17 de março deste ano.

Em 30 de março de 2021 foi escolhida para atuar à frente da Secretaria de Agricultura do Estado, substituindo o filho, deputado federal Luís Antônio Covatti. É casada com o ex-deputado Vilson Covatti, com quem iniciou sua carreira na política. É professora primária e acadêmica de Direito.

Portal das Eleições
Veja os perfis já publicados dos deputados da 56ª Legislatura no Portal das Eleições.

Entrevistas à TV AL
Veja as entrevistas concedidas pelos deputados da 56ª Legislatura à TV AL na playlist no canal do YouTube, que será atualizada conforme forem sendo gravadas.