Presidência
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT), formalizou nesta quarta-feira (23) convite para que a Câmara de Vereadores do município missioneiro de São Luiz Gonzaga, no Noroeste do estado, ingresse no Movimento Rio Grande Contra a Fome e venha a somar esforços na ação coletiva que busca arrecadar e distribuir alimentos às parcelas mais vulneráveis da sociedade gaúcha. O pedido foi feito durante audiência realizada no gabinete da Presidência com a vereadora Ana Barros (PT), que cumpre agendas institucionais na Capital. "Estamos em preparação do lançamento da segunda etapa do Movimento, previsto para o final desse mês, que inclui a adesão de novas entidades e instituições da sociedade - públicas e privadas -, além de uma campanha publicitária com vistas a reforçar este esforço conjunto que reúne os diversos Poderes do estado e aproveitar o simbolismo do Natal e das festas de final de ano", explica Valdeci. Ainda segundo o chefe do Parlamento gaúcho, para além da arrecadação e fazer chegar a quem precisa, a questão alimentar precisa estar no debate diário, resultar em propostas de leis e ações concretas das várias esferas governamentais. "A solução passa obrigatoriamente por questões estruturais. Mas enquanto isso é preciso dar respostas mesmo que pontuais, pois a situação é crítica e urgente", avaliou o deputado.

Durante o encontro, Ana Barros adiantou que a bancada do Partido dos Trabalhadores no Legislativo de São Luiz Gonzaga já articula a possibilidade da utilização de emendas que os parlamentares podem fazer no orçamento da cidade para a compra de alimentos não perecíveis, direcionando estes às famílias mais necessitadas e em situação de insegurança alimentar. Já a proposta do ingresso da Câmara de São Luiz Gonzaga no Movimento Rio Grande Contra a Fome será apresentado ainda nessa semana à Presidência daquele Legislativo. "Vamos trabalhar para que possamos contribuir de forma efetiva contra algo que mancha qualquer sociedade minimamente civilizada, que é a falta de comida às pessoas", destacou Ana.

Também acompanharam o encontro a vereadora Nara Mendes, o vereador Adão Schmitz e a coordenadora-executiva do Movimento, Paola Carvalho.