Agência de Notícias
Drástica redução de abates de suínos e aves no RS preocupam os parlamentares

Reunidos na manhã desta quinta-feira (24), os deputados que integram a Comissão de agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, no período dos Assuntos Gerais da reunião, trataram de uma nova crise na cadeira produtiva da proteína (aves, ovos e suínos) no estado, da classificação da folha de fumo e de questões relacionadas ao agronegócio e o meio ambiente. O encontro foi conduzido pelo presidente do Colegiado, deputado Adolfo Brito (PP).

O debate foi iniciado pelo deputado Zé Nunes (PT) que defendeu a aprovação do parecer favorável ao PL 204/2015, em tramitação da Comissão de Economia da Casa. Ele lamentou que a matéria não tenha sido deliberada por aquele Colegiado, mas disse ter esperança que o projeto possa ir ao plenário ainda este ano. Para o deputado, o PL 204/2015, que altera o local da realização da classificação da folha de fumo, pode trazer justiça a um processo que prejudica sistematicamente os agricultores produtores de tabaco.

O deputado Zé Nunes também falou a respeito do momento dramático por que passa a cadeira produtiva da proteína no RS. Conforme ele, as indústrias de suínos e aves reduziram drasticamente o abate de animais em razão do impacto das mudanças da legislação do crédito presumido no RS e do baixo poder aquisitivo da população. O parlamentar prevê a quebra das empresas gaúchas do setor, caso não aja transformação do quadro atual. Ele sugeriu nova audiência com o governador do Estado para tratar do assunto.

A deputada Zilá Breitenbach (PSDB) se manifestou sobre o tema e recomendou a criação de um plano de incentivo ao plantio do milho, base da alimentação dos animais que é importado pelo RS e investimentos no sistema ferroviário, para diminuir o custo do transporte do produto industrial.

Meio ambiente
A parlamentar ainda apontou a pauta do meio ambiente, especialmente mudanças climáticas, para debate na Comissão de Agricultura no próximo período. Ele indicou temas como economia de baixo carbono e economia circular como de relevância para o futuro do RS

Presenças
Participaram da reunião a deputada Zilá Breitenbach (PSDB) e os deputados Adolfo Brito (PP), presidente, Aloísio Classmann (União), Capitão Macedo (PL), Dr. Thiago Duarte (União), Juvir Costella (MDB), Paparico Bacchi (PL), Vilmar Zanchin (MDB) e Zé Nunes (PT).