O Memorial do Legislativo do Rio Grande do Sul e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) promovem a partir da segunda-feira, dia 28 de novembro, uma sequência de atividades de caráter preparatório para as comemorações do Centenário da Revolução de 1923 e do Pacto de Pedras Altas. Serão três encontros, na forma de seminário, para tratar da conjuntura econômica e política do período vivenciado no pós-primeira Guerra Mundial, entre os anos 1919 e 1922, fechando com o processo eleitoral que desencadeou o conflito no Rio Grande do Sul. “O ano de 2023 marcará o centenário de um importante evento da História do nosso estado, a Revolução de 1923 e o Pacto de Pedras Altas, acordo que pôs fim ao conflito e a um longo período de instabilidade política e social”, ressalta pesquisadora Débora Dornsbach Soares, coordenadora do Memorial.

O primeiro encontro, às 18h do dia 28, abordará a conjuntura de 1922 e contará, na abertura do evento, com as participações do presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira (PT); do deputado Mateus Wesp (PSDB); do reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch; do professor de História da UFSM  Carlos Henrique Armani; da secretária de Cultura do RS, Finéia Zamin; do representante do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul , Miguel Frederico do Espírito Santo;  e da coordenadora do Memorial do Legislativa. Os palestrantes serão Günter Axt, Eugênio  Lagmann e Pedro Dutra da Fonseca, que tratarão da conjuntura econômica do período.

O segundo seminário, dia 19, terá como tema a conjuntura política. A abertura do evento será realizada por Miguel Frederico do Espírito Santo. Como palestrantes, participarão a pesquisadora Maria Izabel Noll, o professor da UFRGS Paulo Fagundes Visentini, o historiador Rodrigo Dal Forno e o cientista político René Ernani Gertz.

A conjuntura eleitoral será o tema do último encontro, dia 30 de novembro. A abertura ficará a cargo de um representante do Tribunal Regional Eleitoral (TER), e a mesa de debates será composta pelo professor da UFRGS  Luiz Alberto Grijó, professor da UFSM Diorge Alceno Konrad e pelo professor de Direito Constitucional Wagner Silveira Feloniuk.

Os encontros ocorrerão no formato presencial, no Plenário Bento Gonçalves do Memorial do Legislativo ( Rua Duque de Caxias, 1029) e serão transmitidos pelo canal do YouTube da Assembleia Legislativa. Haverá emissão de certificados. As inscrições poderão ser realizadas de forma presencial no dia do evento ou pela página do Memorial do Legislativo (www.al.rs.gov.br/memorial) . Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3210 1678, e-mail memorial@al.rs.gov.br ou através do perfil do Memorial do Legislativo no Instagram: @memorial_legrs.

Os eventos contam com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do RS, Secretaria Estadual de Cultura, UFSM e gabinete do deputado Mateus Wesp (PSDB).