Agência de Notícias
A Assembleia Legislativa realiza, no dia 31 de janeiro, a sessão solene de posse dos 55 deputados eleitos e a instalação da 56ª Legislatura (01/02/2023-31/01/2027). Na sessão, que ocorre às 14h, no Plenário 20 de Setembro, também haverá a eleição e a transmissão de cargos da nova Mesa Diretora. Conforme acordo pluripartidário firmado entre as quatro maiores bancadas, o deputado Vilmar Zanchin, indicado pelo MDB, presidirá a Casa no primeiro ano da legislatura. Veja aqui informações para acesso de convidados, público e imprensa.

Sessão solene
A sessão solene  de instalação da nova Legislatura, dirigida pelo presidente do Parlamento, deputado Valdeci Oliveira (PT), inicia-se com a execução do Hino Nacional. Logo após, ele faz a leitura do compromisso regimental, conforme o artigo 7º do Regimento Interno da Assembleia Legislativa: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição do Estado e desempenhar com toda a lealdade e dedicação o mandato que me foi confiado pelo povo rio-grandense”. Cada um dos 55 deputados eleitos, em pé, ratifica nominalmente a declaração dizendo “assim o prometo”. A partir daí, o presidente declara empossados os 55 parlamentares e instalada a 56ª Legislatura.

A seguir, Valdeci Oliveira faz seu pronunciamento de despedida na tribuna e, após, ocorre a eleição da Mesa Diretora, que precisa receber a maioria absoluta dos votos (28), em votação nominal, registrada no painel eletrônico. Eleita a Mesa Diretora, os trabalhos passam a ser conduzidos pelo novo presidente, acompanhado do 1º secretário. O novo presidente faz então seu pronunciamento de posse. A cerimônia encerra-se com a execução do Hino Rio-grandense.  

Após a sessão solene, o novo presidente e integrantes da Mesa Diretora concederão entrevista coletiva à imprensa no Salão Júlio de Castilhos. Os demais parlamentares receberão os cumprimentos no Vestíbulo Nobre.

Deputados
Dos 55 deputados que tomarão posse, 31 já são parlamentares da Casa  As demais 24 vagas da 56ª Legislatura serão ocupadas por novos nomes ou por ex-deputados que retornam à ALRS, o que representa uma renovação de 43,63%, percentual inferior ao registrado nas eleições de 2018, quando a renovação superou os 50%. O número de representações partidárias se manterá em 15 ( a atual legislatura iniciou com 17 bancadas, mas diminuiu para 15 ao longo do tempo, com as mudanças de composição).

O perfil dos 55 eleitos, que foram diplomados pela Justiça Eleitoral em 19 de dezembro, podem ser conferidos no Portal das Eleições.

Confira a lista de deputados que serão empossados em 31 de janeiro

PT - Adão Pretto, Jeferson Fernandes, Laura Sito, Leonel Radde, Luiz Fernando Mainardi, Miguel Rossetto, Pepe Vargas, Sofia Cavedon, Stela Farias, Valdeci Oliveira e Zé Nunes.

PP - Adolfo Brito, Ernani Polo, Frederico Antunes, Guilherme Pasin, Joel de Igrejinha, Marcus Vinícius e Silvana Covatti.

MDB - Beto Fantinel, Edivilson Brum, Juvir Costella, Luciano Silveira, Patrícia Alba e Vilmar Zanchin.

Republicanos - Capitão Martim, Delegado Zucco, Eliana Bayer, Gustavo Victorino e Sérgio Peres.

PSDB - Delegada Nadine; Kaká D Ávila; Neri, o Carteiro; Pedro Pereira e Professor Bonatto

PL - Adriana Lara, Claudio Tatsch, Kelly Moraes, Paparico Bacchi e Rodrigo Lorenzoni

PDT - Eduardo Loureiro, Gerson Burmann, Gilmar Sossella e Luiz Marenco

União Brasil - Aloísio Classmann, Dirceu Franciscon e Dr. Thiago Duarte.

PSOL - Luciana Genro e Matheus Gomes

Podemos - Professor Cláudio e Ronaldo Santini

PCdoB - Bruna Rodrigues

Novo - Felipe Camozzato

PSB - Elton Weber 

PSD - Gaúcho da Geral

PTB - Elizandro Sabino

* Com informações do Cerimonial da ALRS