Agência de Notícias
O Grande Expediente da sessão plenária desta quarta-feira (17) foi realizado em homenagem aos 35 anos de emancipação do município de Santa Maria do Herval, comemorados em 12 de maio. A iniciativa do Parlamento ocorreu a partir de proposição do deputado Elton Weber (PSB), que falou sobre a história e destacou características e eventos da cidade, entre os quais a Kartoffelfest, a tradicional Festa da Batata, que ocorre em sua 24ª edição neste ano, com encerramento previsto para o dia 21 de maio.
O deputado ressaltou a Festa da Batata em seu discurso, além de mencionar a Festa do Colono, a Feira do Produtor e o evento natalino Fröhliche Weihnachten in Teewald. Ele citou os integrantes da comissão emancipacionista, que foi presidida por Ademir José Schneider, e mencionou a todas as gestões municipais, sendo o primeiro prefeito Derly Carlos Bassegio.
O parlamentar disse que no dialeto alemão Teewald, como o município de Santa Maria do Herval é popularmente conhecido, significa Floresta de Chás. Weber rememorou a origem do município, com a chegada dos primeiros imigrantes alemães, entre 1835 e 1838, vindos da região do Hunsrück, Alemanha.
A colonização começou pela localidade de Morro Dos Bugres, na época parte da grande Dois Irmãos, e hoje localidade de Santa Maria do Herval. Nesse período, os colonos se dedicavam ao cultivo da terra, desbravando as matas e abrindo roçadas, onde plantavam cevada, trigo, centeio, fumo, milho e feijão, acrescentou o deputado.
O parlamentar mencionou datas relativas à história do município, entre essas, o dia 31 de outubro de 1912, quando a Câmara Municipal de São Leopoldo criou o 8º Distrito. “No ano de 1987, no dia 28 de setembro, na Sociedade Recreativa União Hervalense, juntamente à comunidade, foi tomada a decisão de emancipar Santa Maria do Herval, então pertencente ao município de Dois Irmãos, através de reuniões, onde ouvia-se a opinião de cada morador”, relatou Weber, recordando a criação da Comissão Emancipacionista. No dia 10 de abril de 1988 ocorreu o plebiscito, em que quase 90% votaram pela emancipação.
Línguas locais
No dia 21 de fevereiro de 2022 o governador sancionou a Lei 15.796, a partir de proposição de autoria de Elton Weber, a qual reconhece como de relevante interesse cultural do Estado do Rio Grande do Sul as “Línguas e Culturas Locais”, e institui o “Dia Estadual da Língua Materna e das Línguas e Culturas Locais”. A Lei também foi destacada na tribuna durante a homenagem.
No dia 21 de fevereiro de 2022 o governador sancionou a Lei 15.796, a partir de proposição de autoria de Elton Weber, a qual reconhece como de relevante interesse cultural do Estado do Rio Grande do Sul as “Línguas e Culturas Locais”, e institui o “Dia Estadual da Língua Materna e das Línguas e Culturas Locais”. A Lei também foi destacada na tribuna durante a homenagem.
O deputado falou ainda dos traços culturais de Santa Maria do Herval e das suas características naturais, as quais estimulam o turismo. “A agricultura é, ainda, forte atividade econômica, com o cultivo da batata, olericultura, além da criação de frangos e gado leiteiro. Também fazem parte da economia do município as indústrias de calçados, o Frigorífico Boa Vista, o comércio e prestação de serviços’, acrescentou. Ele encerrou celebrando: “Raízes vivas e cultivadas! Assim é Santa Maria do Herval”.
Em apartes falaram Joel Wilhelm (PP), Stela Farias (PT), Professor Claudio Branchieri (Pode), Gerson Burmann (PDT), Elizandro Sabino (PTB) e Rodrigo Lorenzoni (PL). Participara a prefeita do município, Mara Susana Schaumloeffel Stoffel; o presidente da Câmara de Vereadores, Leandro Lechner Kich; o presidente da Kartoffelfest e secretário de Turismo, Cultura, Indústria e Comércio de Santa Maria do Herval, Marcos Cesar Stoffel; o presidente da Associação Teewald de Santa Maria do Herval, Maria Miquelina Kaeffer; o chefe de Gabinete da Casa Civil, Jonatan Bronstrup; soberanas da Kartoffelfest, vereadores e secretários municipais.